segunda-feira, novembro 12, 2007

Coisas de Almada













A Academia Almadense suspendeu temporariamente as emissões de cinema, o mais provável é que seja definitivamente.

Esta situação já era esperável, com os “multiplex”, este tipo de espaços ficaram em causa, conjugando isso com a incapacidade dos dirigentes da Academia em ter uma programação com sentido e qualidade, a falência era mais que previsível.

Esperemos que a actual direcção consiga arranjar um futuro de qualidade para aquela magnifica sala de espectáculos.

Não deixa de ser um momento triste para a cidade.

5 comentários:

Luis Eme disse...

É o resultado da falta de soluções para combater a oferta do "Almada Fórum", que não fecha apenas lojas comerciais...

Se os nossos autarcas não mudarem de atitude, não resolverem organizar uma série de eventos, para trazer as pessoas de volta para as ruas, não sei se todo este investimento lateral ao Metro, dará resultados...

almada disse...

Julgo que em relação à autarquia, a proposta de pedonalização do centro da cidade, é uma resposta certa e uma medida correcta para reanimar a cidade.

A raiz deste problema, parece-me residir na falência das colectividades, que a seguir ao 25 de Abril não souberam adaptar-se às novas realidades culturais, passando a ser mais prestadores de serviços do que agentes culturais, o resultado só podia ser este.

Convinha que as colectividades descobrissem o seu lugar hoje na sociedade, mas receio que tal não vai acontecer e o resultado mais provável é a entrega daqueles espaços, mais tarde ou mais cedo, a interesses privados.

Espero estar profundamente enganado.

samuel disse...

Uma grande parte das colectividades, a continuarem no mesmo caminho, ou encruzilhada, já que muitas não estão a percorrer caminho nenhum, não têm já razão para existir.
Uma maneira de evitar que se transformem em bancos ou apartamentos será "interpelar" as mentes mais jovens das nossas vilas e cidades, sempre a lutar com a falta de espaços para a realização das suas criações e sonhos e fazer desses equipamentos espaços comunitários divididos por vários projectos, etc, etc, etc... senão não acabo o comentário nunca mais.
Ver espaços magníficos como algumas "sociedades" que conheço, quase exclusivamente ocupados por umas jogatanas de sueca e damas, há muitos anos que "me tira do sério".
Já cantei muito na Academia Almadense. Bela sala! Grandes memórias!

Maçã de Junho disse...

A sala da Academia...
Confesso, nunca lá vi cinema, mas já vi espectáculos... Sala imponente que cheira a presença, a publico no verdadeiro sentido da palavra.
Grande Academia!

almada disse...

A sala é sem dúvida uma das melhores salas para se ver cinema, um enorme ecrã, o som, a comodidade, as cadeiras, o espaço, o hall, a escadaria, as várias entradas que me fazem lembrar o velho Eden...enfim uma pena.