sexta-feira, novembro 02, 2007

Coisas de Almada














Este edifício fica situado no Núcleo Histórico de Almada, na Rua Bulhão Pato, antiga Rua do Norte, em frente à tasca do cão.

Segundo a Câmara Municipal de Almada a criação dos Núcleos Históricos tem por finalidade preservar e valorizar estas áreas que são a nossa memória de outros tempos de fazer cidade, de se sociabilizar, de construir a casa para se habitar.

Esta casa é um dos mais interessantes exemplos da construção de "outros tempos", com estrutura em madeira (já à vista e a deteriorar-se), vãos revestidos a pedra e um em madeira, paredes erguidas com "pedra" da arriba fóssil e situada numa das ruas com um traçado tipicamente medieval, porém este edifício está num avançado estado de degradação, correndo-se o risco de perder um valioso elemento do nosso património histórico, caso ninguém tome uma iniciativa.

Não seria pois altura de a Câmara Municipal de Almada fazer alguma coisa!

Por fim, há só a acrescentar que infelizmente este não é o único caso de degradação de património em Almada.



5 comentários:

Maçã de Junho disse...

Almada!
É quase como me senti-se em casa numa terra estranha, mas um povo que é o meu... Não nasci perto, nunca vivi com os olhos no rio e há um par de anos mudei-me para o seus arredores... Não foi paixão, foi o regresso que quem nunca cá esteve, mas que sabe que vai envelhecer por cá...
E agora, sempre vou conhecer mais uns meandros com a tua preciosa ajuda! Obrigado!

Abraço
Maçã de Junho

Luis Eme disse...

É uma pena e uma vergonha, para um Municipio que ostenta a bandeira de não ter dividas, em relação a outras autarquias.

Não tem dividas mas tem estas situações vergonhosas, numa parte que devia estar preservada, por pertencer ao núcleo histórico, que eles chamam de "Almada Antiga".

almada disse...

Maçã de junho, espero corresponder às expectativas e dessa forma contribuir para um melhor conhecimento desta ilustre cidade da outra margem.

almada disse...

luis eme, tens razão e é preciso denunciar estas situações para que se faça alguma coisa a bem de um património que é de todos.

almada disse...

luis eme, tens razão e é preciso denunciar estas situações para que se faça alguma coisa a bem de um património que é de todos.