quinta-feira, novembro 29, 2007
É com os outros
anonimo sec XXI
quarta-feira, novembro 28, 2007
Petição em defesa das crianças
PETIÇÃO dirigida ao Presidente da República Portuguesa para estabelecimento de medidas sociais, administrativas, legais e judiciais, que realizem o dever de protecção do Estado em relação às crianças confiadas à guarda de instituições, assim como as que assegurem o respeito pelas necessidades especiais da criança vítima de crimes sexuais, testemunha em processo penal.
Para assinar a Petição EM DEFESA DAS CRIANÇAS
terça-feira, novembro 27, 2007
Desenvolvimento humano desceu em Portugal entre 2000 e 2005
O índice de desenvolvimento humano de Portugal desceu entre 2000 e 2005, o que acontece pela primeira vez nos intervalos quinquenais desde 1975. Portugal foi mesmo o único país da União Europeia e do conjunto da Europa onde esta tendência se registou nesse período, de acordo com o Relatório do Desenvolvimento Humano de 2007-2008, divulgado hoje pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Público - 27.11.2007
Para quem ainda tem duvidas, este é o resultado de consecutivos governos de direita, PSD, CDS e PS.
segunda-feira, novembro 26, 2007
A liberdade e os seus limites na democracia burguesa
Os poderes públicos tremem quando a liberdade de expressão zurze com eficácia as suas políticas anti-sociais e preferem a frase de Atila: Por onde passa o meu carro a erva já não cresce."
Odete Santos na Conferência Nacional do PCP sobre questões Económicas e Sociais
domingo, novembro 25, 2007
Northern Rock em risco de não pagar empréstimo do Banco de Inglaterra
O Banco de Inglaterra poderá não voltar a ver grande parte do capital que emprestou ao Northern Rock, pois este banco passou 70% da sua dívida hipotecária para uma “offshore” por si controlada. Isto impede o banco central de conseguir garantias para o dinheiro que emprestou. Ou seja, coloca em risco a possibilidade do Banco de Inglaterra recuperar os 23 mil milhões de libras que emprestou à instituição financeira.
O Northern Rock foi o banco europeu mais afectado com a crise do mercado hipotecário de alto-risco (“subprime”), pois tinha grande exposição a este género de dívida. O banco central teve de injectar muito capital para evitar que o Northern Rock entrasse em colapso, mas agora não tem garantias que o banco pode pagar a dívida.
Assim vão as finanças capitalistas mundiais e a crise ainda vai no adro.
sexta-feira, novembro 23, 2007
Alta Tensão e demagogia politica em Almada
Agora ficamos a saber que a junta de freguesia da Trafaria (maioria PS) se pronunciou, aquando da discussão pública, favoravelmente quanto à concretização da referida linha.
No entanto na Assembleia Municipal a bancada do PS, manifestando-se contra o traçado da linha acusa a CDU (que sempre esteve contra o traçado da linha, mesmo em sede de discussão pública), de não defender devidamente as populações, propondo inclusive que a autarquia se substitua aos lesados e avance com um processo em tribunal contra a REN.
No entretanto, nada de chatear o governo PS.
É o que se chama a demagogia elegida como prática politica.
Advogado contratado duas vezes
O ministério da Educação contratou duas vezes o mesmo advogado para fazer o mesmo trabalho. No primeiro contrato, o advogado João Pedroso comprometia-se a fazer um levantamento das leis sobre a Educação e ainda a elaborar um manual de direito da Educação. O trabalho deveria estar concluído até Maio de 2006, mas tal não aconteceu. Apesar de não ter sido concluído nos prazos previstos, o advogado recebeu a remuneração.Ainda assim,o ministério fez depois com João Pedroso um novo contrato com os mesmos objectivos, mas a pagar uma remuneração muito mais elevada. Em vez dos iniciais 1500 euros por mês, João Pedroso passou a receber 20 mil euros/mês.
Uma notícia Rádio Clube investigada pelo jornalista Nuno Guedes.
Democracia à la carte
titulo no Público de 23.11.2007
Afinal parece que a democracia não tem as mesmas regras em todo o mundo, o Chavez é um "ditador" só por querer continuar a candidatar-se ao cargo de presidente, anulando a limitação de dois mandatos, através de uma alteração da constituição, referendada em voto popular no próximo dia 2 de Dezembro, no entanto parece ser perfeitamente normal que outros políticos em outras partes do mundo, tenham democraticamente dificuldades em conseguir um quinto mandato, um sexto, um sétimo... e por aí a fora.
quarta-feira, novembro 21, 2007
Almada: Moradores vão avançar com processo contra REN
Moradores de várias zonas do concelho de Almada afectadas pela passagem da linha de muita alta tensão criaram uma comissão para avançar com uma acção judicial conjunta em tribunal contra a Redes Energéticas Nacionais (REN).
Bruno Silva, morador na Quinta de São Macário, uma das zonas afectadas pela linha de muito alta tensão, disse à Agência Lusa que a queixa em tribunal avançará «seguramente antes do fim do ano, mas provavelmente ainda este mês».
Moradores de Pêra, da Quinta da Morgadinha, da Regateira, da Charneca de Caparica, de Palhais, de Valverde, de Vale Rosal e da Quinta de São Macário estiveram presentes, além dos directores de dois colégios, o Campo de Flores e o Sol e Mar, e do presidente da Junta de Freguesia da Charneca de Caparica.
terça-feira, novembro 20, 2007
apesar de, ou por causa de...?
segunda-feira, novembro 19, 2007
Preconceito nos EUA cresce 7,8%
domingo, novembro 18, 2007
Coisa de Almada
A Câmara Municipal de Almada. está a desenvolver o Estudo de Enquadramento Estratégico da Quinta do almaraz, fase preparatória de um futuro plano de pormenor para a área e que abrange A zona de Almaraz, do castelo e do cais do Ginjal.
Há neste estudo algumas ideias com as quais estou de acordo, como seja a de propor a criação de um “centro de interpretação arqueológica assente sobre uma antiga povoação finicia”, exactamente na Quinta do Almaraz, ou transformar o castelo de Almada num hotel, “com apartamentos espalhados pelas ruas antigas”, do núcleo histórico de Almada.
Outras porém, merecem-me as mais sérias reservas, (algumas já referidas em posts anteriores), como seja o caso dos usos propostos para o cais do Ginjal, “núcleos de industria criativa (ateliers de arquitectura, publicidade, design, entre outros), mas também zonas de restauração, comércio, pequenos hotéis, habitação e áreas onde aconteçam regularmente actividades culturais como uma feira de artes”.
Não discuto muitos desses usos, alguns já são ou foram praticados naquele local, o que se estranha é que o estudo não preveja para aquele sítio nenhuma função ligada aos transportes marítimos, função a que o Ginjal desde sempre esteve ligada, quer no transporte de mercadorias para o outro lado do Tejo, quer transportando-as para outros locais do mundo.
Não se percebe pois, como se esquece ou se retira deliberadamente este uso para o qual o local está inequivocamente vocacionado. É bom que quem planeie o território seja capaz de ver para além da conjuntura momentânea que um país atravessa, que não hipoteque o futuro com modas mais ou menos conjunturais, como são estas industrias criativas. Já o novo vereador do urbanismo de Lisboa, o arquitecto Manuel Salgado, avançou com esta ideia para aquela cidade, parece pois que a concorrência vais ser muita.
sábado, novembro 17, 2007
Portugal no "bom" caminho
quinta-feira, novembro 15, 2007
Coisas do reino dos Bourbons
Os autores da caricatura dos príncipes das Astúrias que provocou a apreensão da revista “El Jueves”, Manuel Fontdevila e Guillermo Torres, foram declarados culpados de delito de injúrias ao príncipe herdeiro e condenados, cada um, a uma multa de 3000 euros.
Nem a rectificação feita no número seguinte da revista os salvou da condenação.
quarta-feira, novembro 14, 2007
Boas noticias
A leitura da imprensa de ontem deixou-me mergulhado naquilo que, em literatura de aeroporto, se chama de "confusão de sentimentos".
A notícia de que o Ministério da Justiça tinha comprado cinco limusinas de luxo, uma para o ministro, duas para os secretários de Estado, outra para o presidente do Instituto de Gestão Financeira e de Infra-Estruturas da Justiça (mais que justificadamente, pois este só já tinha uns velhíssimos Audi A6 e Peugeot 404 de 2003) e mais uma para a secretaria-geral, começou por inquietar-me. Tanto mais que outra notícia me dava conta de que o OE gastará, em 2008, 3,4 milhões de euros (mais 15,4% do que este ano) com viagens de deputados.
Mas que podia eu fazer? Preocupo-me em ter os impostos em dia pois alguém tem que pagar o défice (incluindo os 280 000 mil euros de vencimento do dr. Vítor Constâncio, quase o dobro do que recebia Alan Greenspan na Reserva Federal americana) e já não tenho, como a generalidade dos portugueses, mais buracos no cinto que apertar.
Mas depois percebi que eram boas notícias e que, como disse o primeiro-ministro, estamos todos de parabéns pois o défice já só vai em 3%. Os funcionários públicos vão ver que os 2,1% de aumento são lapso do Ministério das Finanças. Na verdade, o aumento será de 21%.
Manuel António Pina
Jornal de Notícias, 14.11.2007
Coisas estranhas que se passam no mundo
Esta é nova, e sendo a base militar de Minot no Alabama uma base nuclear, o caso assume particular importância. Que caso seria este de que ninguém ouviu falar?Os norte americanos assentam a segurança de uso de armas nucleares por eventuais intrusos num sistema de separação de peças: as armas, as ogivas ou os engenhos que as disparam estão armazenados em locais diferentes e o acesso a esse material é controlado por uma sofisticada panóplia de palavras passe. Assim, é perfeitamente normal, e não é notícia, os aviões andarem a passear com narizes de ogivas ou containers de umas bases militares para outras pelas mais diversas razões, fim do prazo de utilização, renovação de stocks, mostrar o poderio aos pobres, etc.
Porém, quando surge um B-52 com 6 bombas nucleares completas, armadilhadas e prontas a ser usadas o caso muda de figura; e foi isso que aconteceu em 19 de Setembro quando um desses aparelhos descolou de Minot equipado com uma Nuke e aterrou na base militar de Barksdale: a mega base intercontinental na América do Norte destinada à partida dos B-52 de onde podem atingir qualquer ponto do mundo.
Que ordens cumpria e qual a missão que lhe estava destinada? É isso que Kucinich pretende averiguar – tanto mais que 6 pessoas, militares e civis a prestar serviço na base de Minot, todas elas ligadas directa ou indirectamente à manipulação e carregamento das armas nucleares, apareceram mortas na semana seguinte em situações mais que estranhas.
Para evitar a proliferação de teorias de conspiração o sitio internet “Por um Governo Legítimo.Org” equaciona a questão do seguinte modo:
- todas as seis pessoas listadas abaixo trabalhavam na base de Minot
- todas elas eram pilotos ou estavam directamente envolvidas como municiadores
- todas elas estão agora mortas
- todas elas morreram nos últimos 7 dias em “acidentes”
Entretanto cá fora, noutro registo, o que “vemos” nos jornais é um movimento histericamente intenso dos altos dignitários da politica internacional. E o que "não vemos" é que de facto não há evidências de existirem projectos de armas nucleares no Irão
Via xatoo
segunda-feira, novembro 12, 2007
Coisas de Almada
A Academia Almadense suspendeu temporariamente as emissões de cinema, o mais provável é que seja definitivamente.
Esta situação já era esperável, com os “multiplex”, este tipo de espaços ficaram em causa, conjugando isso com a incapacidade dos dirigentes da Academia em ter uma programação com sentido e qualidade, a falência era mais que previsível.
Esperemos que a actual direcção consiga arranjar um futuro de qualidade para aquela magnifica sala de espectáculos.
Não deixa de ser um momento triste para a cidade.
domingo, novembro 11, 2007
O fantasma do comunismo
Para marcar a data da queda do Muro de Berlim, o Der Spiegel fez uma pesquisa, divulgada neste sábado (10), com mil alemães que cresceram nos dois lados do país dividido até 9 de novembro de 1989. A conclusão, para desespero do semanário alemão, é que, mesmo depois de 18 anos da queda do muro, 92% dos germânicos orientais, de 35 a 50 anos, ainda preferem o regime comunista ao capitalista. Já 60% dos jovens, de 14 a 24 anos que moram no Leste, lamentam que nada tenha restado do comunismo na sua pátria.
sábado, novembro 10, 2007
Défice de credibilidade
"Tudo faremos para que os funcionários públicos não percam poder de compra", disse o primeiro-ministro há menos de um mês. Há dois dias, o Governo fixou os aumentos para a função pública em 2008 nos 2,1 por cento. Hoje, a Comissão Europeia agravou a previsão da inflação portuguesa para 2,4 por cento em 2008.
sexta-feira, novembro 09, 2007
Coisas de Almada
Este edifício, situado no Núcleo Histórico de Almada, ou como também é conhecida: "Almada Velha". Mais propriamente na esquina formada entre a Rua da Padaria e um dos mais interessantes espaços urbanos que é o Beco dos abraços, encontra-se num avançado estado de degradação, não tem cobertura, as paredes desagregam-se, apresenta fendas bem visíveis nas fachadas e a continuar assim o resultado só pode ser um, a ruína de mais um edifício que é património da cidade, de todos nós!
Que espera a Câmara Municipal de Almada para intervir, para que criou a figura dos Núcleos Históricos... foi só para fazer "figura"?
Era altura de ter outra atitude!
quinta-feira, novembro 08, 2007
Governo financia mais instituições norte-americanas do que portuguesas
Mariano Gago, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
O reitor da Universidade de Lisboa (UL), António Sampaio da Nóvoa, acusou hoje o Governo de cortar no financiamento do ensino superior público, transferindo para universidades norte-americanas, a troco de "contrapartidas reduzidas", verbas superiores às atribuídas a algumas instituições nacionais.
No discurso de abertura do ano académico 2007-2008 da UL, António Sampaio da Nóvoa acusou o Governo de , "falta de modelos claros e transparentes de financiamento (...) remetendo as instituições para uma lógica de pura sobrevivência (...) Mas, ao mesmo tempo, o Governo transfere anualmente para universidades norte-americanas, ao abrigo de acordos interessantes, mas com contrapartidas reduzidas, verbas superiores às que transfere para algumas universidades portuguesas".
Não há duvida que a nível de provincianismo estes sociais-democratas não ficam nada atrás, ao melhor da direita.
quarta-feira, novembro 07, 2007
Lucro dos cinco maiores bancos somam mais 13 por cento de lucro que em igual período de 2006.
Os cinco maiores bancos a operar em Portugal obtiveram lucros de 2204,8 milhões de euros nos primeiros nove meses deste ano, mais 13 por cento que em igual período de 2006.
O resultado líquido da CGD foi o mais elevado, de 675 milhões de euros, sendo superior ao do BCP e do BPI juntos.
Mas foi o Banco Espírito Santo, com 487,8 milhões de euros, que registou o maior crescimento dos lucros, de 60 por cento face a igual período de 2006.
O Santander Totta teve 388,3 milhões de euros de lucro até final de Setembro e o BPI 249,4 milhões de euros.
terça-feira, novembro 06, 2007
O disfarce da «constituição»
O presidente da Convenção Europeia, Valéry Giscard d’Estaing, que elaborou o malogrado projecto «constitucional» explicou no Le Monde que o conteúdo do texto chumbado em referendos é retomado integralmente no chamado «tratado de Lisboa»
A principal diferença resume-se (...) ao facto de o projecto constitucional estar agora «disperso em emendas aos tratados anteriores, eles próprios reorganizados». Numa palavra, como refere o autor noutra passagem, tornou-se «ilegível» para os cidadãos.
segunda-feira, novembro 05, 2007
A privatização da água
Os defensores da privatização afirmam que só a transformação da água em mercadoria e o estabelecimento daquilo a que chamam “preço justo” resolverá os problemas da escassez e da qualidade. Dizem eles que o direito à água não se justifica e que esta é sobretudo uma necessidade que importa satisfazer de forma eficiente, ou seja, de acordo com as regras do mercado e no âmbito da prestação por grupos privados.
A privatização da água tem conduzido frequentemente a aumentos brutais dos preços; à baixa da qualidade dos serviços; a descriminações entre regiões e entre zonas ricas e zonas pobres; a diminuição da transparência das contas; a utilização de lucros obtidos para investimentos em outros negócios não relacionados com a água.
O capitalismo na sua insaciável procura de lucros não olha a meios, hoje quer apoderar-se, entre outras coisas da água, amanhã provávelmente será do ar.
Resumindo: a privatização da água é um roubo e consequentemente um crime!
sábado, novembro 03, 2007
Sorria, você está a ser manipulado
sexta-feira, novembro 02, 2007
Coisas de Almada
Este edifício fica situado no Núcleo Histórico de Almada, na Rua Bulhão Pato, antiga Rua do Norte, em frente à tasca do cão.
Segundo a Câmara Municipal de Almada a criação dos Núcleos Históricos tem por finalidade preservar e valorizar estas áreas que são a nossa memória de outros tempos de fazer cidade, de se sociabilizar, de construir a casa para se habitar.
Esta casa é um dos mais interessantes exemplos da construção de "outros tempos", com estrutura em madeira (já à vista e a deteriorar-se), vãos revestidos a pedra e um em madeira, paredes erguidas com "pedra" da arriba fóssil e situada numa das ruas com um traçado tipicamente medieval, porém este edifício está num avançado estado de degradação, correndo-se o risco de perder um valioso elemento do nosso património histórico, caso ninguém tome uma iniciativa.
Não seria pois altura de a Câmara Municipal de Almada fazer alguma coisa!
Por fim, há só a acrescentar que infelizmente este não é o único caso de degradação de património em Almada.
Civilização ou Barbárie
Bertolt Brecht
Coisas de Portugal
No Porto, dois fiscais das Águas foram maltratados e quase sequestrados num bairro social. Rui Rio logo esclareceu o tipo de crime: “são ciganos”.A relação entre os casos é a que existe entre os baixos sentimentos e o político que se aproveita disso. A imagem da ignorância bruta mal disfarçada de frontalidade ainda dá votos. Rui Rio sabe-o bem.
quinta-feira, novembro 01, 2007
Locais de reflexão
Cais do Ginjal, mais propriamente o "Ponto Final", local quase único para se saborear uma calma tarde de Outono, à beira Tejo, ouvindo o som repetido do bater das ondas no cais que nos acalma a alma, enquanto os raios de Sol nos aquecem o corpo, ao fundo Lisboa, barcos de todos os tamanhos e feitios percorrendo o rio.
Poucos sítios serão tão bons como este para se reflectir e nos reconciliar-mos com a vida.