domingo, dezembro 02, 2007

Que farei com este livro?









Na foto: Carlos Santos, Luis Vicente e Paulo Matos

"Que farei com este livro ?",brilhante espectáculo, levado à cena pela Companhia de Teatro de Almada, a partir do texto de José Saramago com o mesmo titulo. Retrata as dificuldades de Camões para, primeiro fazer passar pela censura da Inquisição o manuscrito dos Lusíadas e depois encontrar forma de imprimi-lo - "Se eu fosse esmolar pelas ruas e praças talvez me dessem dinheiro para comer. Mas não mo dariam se eu dissesse que o destinava a pagar ao livreiro que me imprimisse o livro."

A peça é uma crítica e uma denúncia à forma como o poder trata a arte e os artistas, tanto na época de Camões como hoje na de Saramago.

Com um extraordinário elenco de entre os quais se destaca; Paulo Matos (no papel de Camões), Alberto Quaresma, Luís Vicente, Maria Frade, Teresa Gafeira, José Martins e Maria José Paschoal, o cenário é de Manuel Graça Dias e Egas José Vieira

Há a referir que a peça já foi levada à cena nos anos 80 pela CTA, na altura com esse inesquecível actor que era Canto e Castro no papel de Camões.

Decididamente a não perder!

3 comentários:

Fernando Samuel disse...

Lá irei, uma noite destas.

Esquerda Comunista disse...

Recomendo a leitura de

http://tirem-as-maos-da-venezuela.blogspot.com/2007/12/que-significa-derrota-no-referendo.html

é um longo mas fabuloso artigo sobre a actual situação da Revolução Venezuelana publicado no blog

http://tirem-as-maos-da-venezuela.blogspot.com

Bruno Martins aka Nito disse...

e agora em cena no nacional d.maria II até domingo dia 17