quarta-feira, dezembro 12, 2007

Metro Sul do Tejo


Metro Sul do Tejo (MST), 15 de Dezembro é a data prevista para o início da exploração da segunda linha, entre Corroios e a Universidade da Caparica, a partir dessa data é que se pode avaliar da validade ou não deste projecto estruturante para a cidade de Almada.

2 comentários:

Debaixo do Bulcão disse...

Penso que mais importante - e o verdadeiro "tira-teimas" - será a ligação a Cacilhas. Embora a ligação à Universidade já vá servir (finalmente) uma parcela importante da população.

Mas há outra questão a considerar: a articulação dos tsrifários do metro com os dos autocarros dos TST. Eu, por exemplo, até gostava de utilizar o metro, mas tenho passe para os TST e não me compensa pagar o "complemento".

Penso, aliás, que as duas empresas (que não são estranhas uma à outra, embora aparentemente estejam em grupos diferentes) esfregam as mãos de contentes sempre que vêm os costumeiros críticos do metro queixar-se de obras, de corte de árvores, etc.
É que, de cada vez que isso acontece, as pessoas pensam menos no grande negócio orquestrado pelo grupo Barraqueiro para deter o monopólio dos transportes públicos na península de Setúbal (ou para não o perder, o que vai dar ao mesmo).

Não esquecer: há a intenção de reduzir as carreiras dos TST nos percursos do metro e fazer a "redistribuição" de carreiras para outras zonas do concelho. O que até seria boa ideia, se tivessemos passes que permitissem utilizar qualquer um desses meios de transporte, sem pagar o tal "complemento".

Mas assim, são eles (grupo Barraqueiro, metro; grupo Arriva - a quem o grupo Barraqueiro "vendeu" os TST, numa operação de saneamento financeiro, mas com a intenção de, mais tarde, se entenderem - e não estou a inventar: existem documentos sobre este processo, e até estão publicados na net) são eles, então a encher o bolso à nossa custa, e nós a ver "passar os comboios".

Cumprimentos

António Vitorino

almada disse...

debaixo do bulcão, quando falo da importância desta linha para avalizar da importância do projecto, tenho em conta um factor que julgo fundamental: a ligação a Lisboa através da estação do Pragal.
Julgo que com essa ligação muito ficará claro, agora percebo que com a ligação a Almada o projecto ganha outra importância, tal como com o seu prolongamento.

As questões que colocas sobre as negociatas do MST e TST são importantes e interessantes, julgo que só falta nele, avaliar o papel do governo nestas negociatas à custa das necessidades da população.