domingo, dezembro 16, 2007

Quantos portugueses sabem ?

"Quantos portugueses sabem que no passado dia 2 de Outubro, 100 mil dinamarqueses saíram à rua em Copenhaga, para se opor aos cortes nos programas sociais do Estado? E que esta é a terceira grande manifestação do último ano e meio nesse país, berço da flexigurança?

Quantos saberão que dois dias depois da manifestação de Lisboa, centenas de milhar de italianos saíram à rua em Roma numa manifestação em que o mar de bandeiras vermelhas com foice e martelo não deixa margem para dúvidas sobre o sentir dos manifestantes?

Quantos de nós sabemos que a Bulgária está a ser varrida por uma onda de greves, com destaque para a greve dos professores, que recebem reformas de apenas 60 euros por mês?

Ou que a Suíça conheceu a maior manifestação sindical desde há várias décadas, quando 20 mil trabalhadores da construção civil se manifestaram pelos seus contratos nas ruas de Zurique em 22 de Setembro?

Ou que os trabalhadores britânicos estão a protagonizar um ascenso de lutas que chegam a ser ilegais, organizadas clandestinamente e apanhando o governo de surpresa com uma adesão quase total, como foi o caso da recente greve dos guardas prisionais? Ou que algo de análogo se passa na Alemanha? "

António Vilarigues n`O Castendo

3 comentários:

Maria disse...

Apetecia-me perguntar quantos portugueses querem saber......
Desculpa, acho que estou em dia não...
Abraço

almada disse...

maria, mesmo que haja poucos portugueses a querer saber disto, há outros que se preocupam e muito, pelo menos ao ponto de fazer os possiveis para que estas informações não cheguem ao pessoal.

Continua a ser um prazer passar pelo teu blog e sentir um pouco o cheiro da ilha.

Um abraço e espero que neste momento já estejas a caminho de um dia sim.

samuel disse...

Mas em "compensação" sabemos de todas as plásticas e amores de artistas de segunda, de terceira e figuras do jet 6...