sexta-feira, setembro 15, 2006

Papa é criticado por citação 'irresponsável' sobre Islão













Um comunicado do Vaticano não foi suficiente para aplacar as reações de líderes islâmicos de todo o mundo a uma citação supostamente anti-islâmica feita pelo papa Bento 16 em uma conferência na Alemanha.

Falando de guerra santa em uma universidade alemã, na terça-feira, o papa citou um imperador cristão ortodoxo do século 14 que afirmava que o profeta Maomé só havia trazido "coisas más e desumanas".

As declarações geraram reações iradas em todo o mundo, levando o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, a dizer que Bento 16 nunca teve a intenção de ofender muçulmanos ao repetir aquelas palavras.
(...)
A conferência onde Bento 16 fez suas declarações tratava das diferenças históricas e filosóficas entre o Islã e o Cristianismo, além da relação entre violência e fé.
Frisando que as palavras não eram suas, o sumo pontífice católico citou um imperador cristão do Império Bizantino, que teria dito: "Mostre-me tudo o que Maomé trouxe de novidade, e encontrarás apenas coisas más e desumanas, como sua ordem de espalhar com a espada a fé que ele pregava".
(...)

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2006/09/060914_papacriticas_pu.shtml

2 comentários:

Anónimo disse...

http://ossamabladen.googlepages.com/islaoaccao

Então o Papa pediu desculpas, perdão e condenou os que usaram e usam a violência
em nome de cristo e não pode fazer o mesmo aos que usam a violência em nome do islão ou de qualquer outra religião ?

Marco Oliveira disse...

Os diálogo entre as religiões estará a chegar ao fim?