domingo, setembro 17, 2006

Assim vai o México














Uma enorme assembleia popular reunida na praça central da cidade do México, Zócalo, proclamou, votando de mão no ar, Andrés Manuel López Obrador presidente legítimo do México, a multidão apoia-se na declaração de soberania popular constante na constituição: “todo o poder público emana do povo”.

A magna assembleia decidiu ainda que López Obrador tomará posse na mesma praça em 20 de Novembro próximo, e fixou um programa de governo: combater a fundo a pobreza e a crescente desigualdade no país; impedir a privatização dos recursos naturais; lutar contra a corrupção e impunidade; renovar as instituições nacionais.

Na sexta-feira, Fox (presidente cessante) foi obrigado a dar o tradicional grito da independência - "Viva o México!" - na cidade de Dolores Hidalgo, 270 quilômetros ao norte da Cidade do México, onde, em 1810, o herói nacional Miguel Hidalgo criou um movimento para por fim ao domínio da Espanha.

Um porta-voz do governo disse que o evento não foi realizado na capital por temores de que grupos "radicais" planeassem actos de violência.

Sem comentários: