sexta-feira, outubro 26, 2007

Acredita que o Irão é hoje a maior ameaça para a Europa?

“Acredita que o Irão é hoje a maior ameaça para a Europa?”

Pergunta feita por essa inenarrável jornalista da RTP, Márcia Rodrigues (a mesma que para entrevistar o embaixador do Irão em Portugal, se aperaltou com um delicado véu, talvez para sensibilizar as almas mais simples), ao MNE da Republica Checa, hoje dia 26 de Outubro na RTP 1
Entretanto, outras noticias do dia:

"A decisão da Administração Bush de impor novas sanções a Teerão destina-se a aumentar a pressão diplomática nas negociações sobre o seu programa nuclear, mas os analistas dizem que será vista como um passo mais em direcção à guerra.Especulações em relação a um ataque e a retórica anti-iraniana cresceram nos últimos meses, com os chamados falcões da Administração a defender uma acção militar antes do fim do mandato do Presidente George W. Bush, em Janeiro de 2009.

Os candidatos presidenciais democratas John Edwards e Dennis Kucinich, ambos críticos da guerra no Iraque, acusaram a Administração de conspirar para lançar uma guerra contra o Irão. "George Bush e [o vice-presidente] Dick Cheney voltaram a empunhar as espadas na sua marcha para uma acção militar contra o Irão", diz Edwards, antigo senador da Carolina do Norte. Kucinich foi mais longe, descrevendo as sanções como "nada mais do que uma tentativa de enganar os americanos para entrar numa nova guerra".

Público 26.10.2007, Sue Pleming, Reuters


“O Irão tem uma economia da dimensão da Finlândia e um orçamento anual para a defesa de 4,8 mil milhões de dólares. Não invade um país desde o fim do Século XVIII. Os Estados Unidos Têm um PIB 68 vezes superior e despesas em defesa 110 vezes maiores. Israel e todos árabes (exepto a Síria e o Iraque) estão passiva ou activamente aliados contra o Irão. Ainda assim, nós acreditamos que Teerão está prestes a derrubar o sistema internacional e a colocar no seu lugar uma ordem Islamo-fascista? Em que planeta estamos nós?”

Fareed Zakaria

1 comentário:

Magnolia disse...

Olá! Obrigada pela visita e pelo comentário no meu blog. Irei também retribuir o link e voltarei sem dúvida para ler com mais atenção. Neste momento acabei de resolver um problema que me surgia há dias com a internet e estou stressada demais. Prometo voltar.