O sistema eleitoral em vigor nos Estados Unidos segue sendo deficiente e distorções semelhantes às que foram vistas nas eleições presidenciais de 2000 e 2004 poderão se repetir na votação da próxima terça-feira.
"Os problemas costumam surgir nas eleições americanas em disputas que estão muito acirradas e nas quais o partido que está no poder se mostra propenso a interferir no processo de votação, como já ocorreu antes. Quando estes dois fatores se aliam, é quase certo que várias regras serão quebradas e a votação tomará um rumo sujo", diz Andrew Gumbel, correspondente em Los Angeles do jornal britânico The Independent e autor de Steal this Vote (Roube Este Voto, em tradução literal).
Gumbel diz que de todos os casos que pesquisou o da Flórida é, não apenas o mais notório, mas também o mais chocante.
"As autoridades locais produziram uma lista que dizia que muitos eleitores não estavam aptos a votar, segundo as leis do Estado, porque ou estavam na prisão ou tinham antecedentes criminais. Mais tarde foi visto que a lista estava 95% incorreta e que os os milhares de eleitores que constavam da relação eram em sua maioria afro-americanos e potenciais eleitores de Al Gore", afirma.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2006/11/061104_votoeuabg.shtml
domingo, novembro 05, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário