sexta-feira, novembro 03, 2006

Crimes de Guerra













EUA e Reino Unido continuam a usar munições de urânio empobrecido apesar de terem sido avisados do perigo que tal substância representa para a saúde, revela uma investigação rea-lizada pela BBC. Segundo a cadeia de televisão britânica, alguns cientistas apontam para um aumento brutal dos casos de cancro e de malformações genéticas no Iraque, onde o urânio empobrecido foi usado em 1991 e 2003.

Em 2001, um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmava que esta substância representava um pequeno risco de contágio. Mas um cientista da ONU garantiu depois que as provas de que o urânio empobrecido, usado em algumas munições e obuses, pode provocar cancro foram ocultadas do documento.

Keith Baverstock revelou à BBC que uma investigação do Departamento da Defesa dos EUA concluiu que a inalação de partículas de urânio empobrecido constitui um risco para a saúde. A substância entra no corpo e na corrente sanguínea, podendo afectar a medula óssea, o sistema linfático e os rins. Estas informações foram bloqueadas e não constam do relatório da OMS.

http://dn.sapo.pt/2006/11/02/internacional/eua_e_reino_unido_ignoram_risco_uran.html

Sem comentários: