terça-feira, outubro 10, 2006

Coreia do Norte nuclear









Sul Coreanos assestindo pela TV ao teste nuclear

"O teste de arma atômica anunciado em 9 de outrubro por Pyongyang é condenável, por ampliar as tensões numa região já conturbada. Mas não se deve esquecer que as Coréias viviam uma década de reaproximação e paz — até que os EUA decidiram intervir..." Artigo de Ignacio Ramonet para o Le Monde Diplomatique."

(...)

"Em sua residência de Seul, no dia 14 de setembro, o ex-presidente (da Coreia do Sul) Kim Dae-jung, arquiteto da reconciliação com o Norte e Prêmio Nobel da Paz de 2002, condenou os disparos de mísseis, porém considerou que Washington não faz nada para acalmar o jogo: "Os neoconservadores norte-americanos não querem a paz nesta região", diz ele. "São dogmáticos. Não defendem os interesses dos Estados Unidos, como fazia o presidente Clinton, que sustentava nossos esforços por um diálogo pacífico. Permanecem obcecados por uma ideologia: a das sanções, que nunca funcionou, nem contra Cuba, nem contra o Iraque, o Afeganistão ou o Irã. Eles fazem pressão contra Tóquio, para que imponha também sanções, [2] o que acaba agravando os descontentamentos regionais. Estes, por sua vez, fornecem pretexto à direita japonesa para reclamar o rearmamento japonês. E isto aumenta a desconfiança da China. É uma espiral muito perigosa."

http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=8527

1 comentário:

Marco Aurélio disse...

Sabe a razão do cover do Hitler estadunidense não invadir a coréia do Norte? Os norte-americanas sabem que eles tem armas atômicas, 20 instalações nucleares, entre 2.500 e 5.000 toneladas de armas químicas e dez tipos armas bacteriológicas. Ao contrário das armas fictícias que serviram de pretexto para a invasão Iraque os coreanos tem armas de verdade. Vai lá cawboy. Vá tirar onda com os olhinhos puxados para ver!

Um abraço

Marco Aurélio