quinta-feira, maio 04, 2006

BOLÍVIA NACIONALIZA PETRÓLEO E GÁS !


"Acabou o saqueio", declarou o presidente Evo Morales ao assinar, dia 1 de Maio, o decreto que nacionaliza os hidrocarbonetos bolivianos. A cerimonia foi no campo petrolífero de San Alberto, província de Caraparí, Tarija. No instante da assinatura um militar subiu ao alto das instalações para afixar a bandeira boliviana e um cartaz que dizia "nacionalizado".
"Ao nacionalizar os recursos naturais dos hidrocarbonetos do país o Estado recupera a propriedade, a posse e o controle total e absoluto destes recursos", afirmou o presidente. A partir de agora as empresas petrolíferas terão 180 dias para assinar novos contratos a fim de poderem continuar no país.
"Queremos pedir [às Forças Armadas] que, a partir deste momento, tomem todos os campos petrolíferos em toda a Bolívia, com os batalhões de engenheiros que o Ministério dos Hidrocarbonetos organizou junto ao presidente da YPFB (Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos)", declarou Morales.
Após o anúncio o governo determinou a militarização das instalações petrolíferas, inclusive os poços e até as estações de serviço. De acordo com o decreto, as empresas que operam no país ficam obrigadas a entregar toda a sua produção à YPFB e essa empresa estatal comercializará tais recursos nos país e incumbir-se-á dos acordos de exportação.
O anúncio da nacionalização foi recebido com euforia pelo povo boliviano. Em Camiri, o povo somou-se aos militares que tomavam as instalações petrolíferas. Foi esse mesmo povo que poz em fuga o ex-presidente Gonzalo Sánchez de Lozada, o qual determinou a privatização dos hidrocarbonetos em condições muito favoráveis para as transnacionais (com uma redução dos royalties de 50 para 18 por cento). Após esta privatização os executivos das mesmas orgulhavam-se ao dizer que obtinham 10 dólares por cada dólar investido na Bolívia. Vários ex-presidentes da Bolívia – como o fugido Sánchez de Lozada, Hugo Bánzer, Jorge Quiroga, Carlos Mesa e Eduardo Rodríguez – haviam nomeado para altos cargos nas instituições de controle da indústria dos hidrocarbonetos personagens ligadas às transnacionais petrolíferas.

1 comentário:

zoltrix disse...

grande post! Que belo blogue que aqui está!
Parabéns ao dono!