quarta-feira, novembro 29, 2006

Equador

ELOGIO DE BUSH


ELOGIO DE BUSH EMBEVECE MINISTRO PORTUGUÊS
George W. Bush, em Riga, elogiou Portugal por não proteger as suas tropas no Afeganistão. E o ministro português da Defesa, Severiano Teixeira, mostrou-se embevecido com tal elogio. A maioria dos países que se prestou a apoiar a invasão americana do Afeganistão estabeleceu restrições quanto à actuação das suas respectivas tropas (não podem actuar a sul onde a guerra é mais intensa, não podem actuar em altas altitudes, não podem fazer acções anti-motim, etc.). Só Portugal é que não impôs quaisquer restrições aos 156 paraquedistas para ali enviados.

domingo, novembro 26, 2006

Mário Cesariny






















Passagem dos elefantes
por Mário Cesariny


Elefantes na água optimistas à solta
optimistas à solta elefantes na árvore

elefantes na árvore optimistas na esquadra
optimistas na esquadra elefantes no ar

elefantes no ar optimistas em casa
optimistas em casa elefantes na esposa

elefantes na esposa optimistas no fumo
optimistas no fumo elefantes na ode

elefantes na ode optimistas na raiva
optimistas na raiva elefantes no parque

elefantes no parque optimistas na filha
optimistas na filha elefantes zangados

elefantes zangados optimistas na água
optimistas na água elefantes na árvore

Mário Cesariny

Manifesto Comunista

Manifesto Comunista

O manifesto Comunista explicado às crianças

terça-feira, novembro 21, 2006

PROTESTO GERAL















LISBOA, 25 DE NOVEMBRO
CAIS DO SODRÉ - ROSSIO 15H.

domingo, novembro 19, 2006

Educação em Portugal


Entre 1996 e 2006, portanto nos últimos 10 anos, o abandono escolar praticamente não diminuiu em Portugal, pois passou de 40,1% para 40%, enquanto a média comunitária desceu de 21,6% para 17%, ou seja, registou uma redução de 21,3%. Mas ainda mais grave, é que o abandono escolar, entre 2005 e 2006, aumentou em Portugal, pois passou de 38,6% para 40%, enquanto a média comunitária continuou a descer. Confrontada na Assembleia da República com esta evolução, a ministra da Educação desvalorizou-a, o que mostra a forma como este governo trata a educação.

Se analisarmos a evolução de todas as despesas com a Educação seja qual for o ministério que as realize, ou seja, as despesas do Estado com a “função social Educação”, em percentagem das despesas totais do Estado constata-se o seguinte: 2004: 17,5% do total das despesas do Estado; 2005: 17,4%; 2006: 17%; e 2007: 15,7%. Isto significa que se fosse atribuída à função Educação em 2007 a mesma percentagem que tinha sido atribuída em 2004 – 17,5% da despesa total do Estado – ela receberia, em 2007, mais 670 milhões de euros do que consta no OE2007.

Para ver mais:
http://infoalternativa.org/autores/eugrosa/eugrosa100.htm

sexta-feira, novembro 17, 2006

Coêrencia politica e sua paga
















"Nada pode ser mais de Esquerda do que assegurar a sustentatibildade financeira do Estado Social"

- Vital Moreira in O PÚBLICO, citado no site oficial do PS.

quinta-feira, novembro 16, 2006

terça-feira, novembro 14, 2006

Holocaustos









vencedor do melhor cartoon no recente concurso
levado a cabo no Irão sobre o "holocausto"

segunda-feira, novembro 13, 2006

VIDAS NAS CIDADES











A associação Cultural Outros Olhares, em colaboração com o Fórum Romeu Correia, vai realizar no auditório Fernando Lopes Graça o ciclo de cinema VIDAS NAS CIDADES

22 NOV. (Qua) 21:30h
QUERIDO DIÁRIO
de Nanni Moretti

23 NOV.(Qui) 21:30h
AS ASAS DO DESEJO
de Wim Wenders

24 NOV. (Sex) 21:30h
FEIOS, PORCOS E MAUS
de Ettore Scola

25 NOV. (Sáb) 21:30
NOVA YORK FORA DE HORAS
de Martin Scorsese

Esta iniciativa assinala a realização do 11º Congresso da Ordem dos Arquitectos a decorrer de 23 a 25 de Novembro na cidade de Almada.

sábado, novembro 11, 2006

País das desigualdades

Relação entre a parte do rendimento recebido pelos 20% com mais rendimento e a parte do rendimento recebido pelos 20% com menos rendimento, 2004.

Portugal lidera destacadamente na tabela da desigualdade, este é mais um dado que mostra para quem os sucessivos governos do nosso País têm governado.

http://inegalites.fr/spip.php?article555

sexta-feira, novembro 10, 2006

quinta-feira, novembro 09, 2006

VITÓRIA ESMAGADORA DE CUBA


Por esmagadora maioria a Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou, dia 8 de Novembro, uma resolução que condena o bloqueio comercial mantido pelos Estados Unidos contra Cuba desde há 48 anos.

Trata-se do 15º ano consecutivo em que a Assembleia Geral condena esta agressão contra o povo cubano. Desta vez, Cuba obteve o apoio de 183 países (um mais do que em 2005). De um total de 192, só quatro votaram contra: os Estados Unidos, Israel, Palau e as Ilhas Marshall. Registou-se uma abstenção: a Micronésia.

O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Felipe Pérez Roque, apresentou à Assembleia o projecto de resolução "Necessidade de por fim ao bloqueio económico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos contra Cuba". No seu discurso denunciou "A guerra económica desencadeada pelos EUA contra Cuba, a mais prolongada e cruel que já existiu, qualifica-se como um acto de genocídio e constitui uma violação flagrante do Direito Internacional e da Carta das Nações Unidas".

http://resistir.info/

quarta-feira, novembro 08, 2006

Nicarágua Sandinista




















Apesar de Bush e das ameaças a Nicarágua parece ter escolhido os Sandinistas e daniel Ortega, vamos lá a ver o que esta "nova FSLN" tem para mostrar ao mundo e principalmente, o que trás de positivo para o povo.

terça-feira, novembro 07, 2006

A condenação de Saddan Hussein

Todos condenamos as atrocidades cometidas pelo regime de Saddam Hussein. Mas nenhum de nós, europeus, pode orgulhar-se da forma como foi julgado e da sentença ontem proferida.Advogados de defesa assassinados, juízes substituídos, testemunhas amedrontadas e um tribunal sem independência do poder político e a funcionar num país em guerra descrevem o ambiente em que foram julgados os oito réus.

Pode alguém no universo dos países que se consideram defensores do Estado de direito considerar este julgamento justo? E pode alguém defensor da dignidade humana concordar com a pena de morte?É aterrador olhar para o que se passou no Iraque e no mundo desde que Saddam Hussein foi deposto em Março de 2003.

A prisão de Guantánamo, os abusos das forças armadas norte-americanas e britânicas no Iraque e a guerra que desde então ali se vive rivalizam com as atrocidades cometidas pelo ditador Saddam.

http://dn.sapo.pt/2006/11/06/editorial/democracia.html

domingo, novembro 05, 2006

Iraque

Eleições Americanas

O sistema eleitoral em vigor nos Estados Unidos segue sendo deficiente e distorções semelhantes às que foram vistas nas eleições presidenciais de 2000 e 2004 poderão se repetir na votação da próxima terça-feira.

"Os problemas costumam surgir nas eleições americanas em disputas que estão muito acirradas e nas quais o partido que está no poder se mostra propenso a interferir no processo de votação, como já ocorreu antes. Quando estes dois fatores se aliam, é quase certo que várias regras serão quebradas e a votação tomará um rumo sujo", diz Andrew Gumbel, correspondente em Los Angeles do jornal britânico The Independent e autor de Steal this Vote (Roube Este Voto, em tradução literal).

Gumbel diz que de todos os casos que pesquisou o da Flórida é, não apenas o mais notório, mas também o mais chocante.
"As autoridades locais produziram uma lista que dizia que muitos eleitores não estavam aptos a votar, segundo as leis do Estado, porque ou estavam na prisão ou tinham antecedentes criminais. Mais tarde foi visto que a lista estava 95% incorreta e que os os milhares de eleitores que constavam da relação eram em sua maioria afro-americanos e potenciais eleitores de Al Gore", afirma.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2006/11/061104_votoeuabg.shtml

Big Brother


Os habitantes do reino Unido bateram o triste recorde de ser os cidadãos mais vigiados do mundo. Câmaras de vídeo, cartões de crédito, computadores, telemóveis, bilhetes de avião converteram-se em instrumentos de controlo dos passos de qualquer um, em todo o lugar e em qualquer momento. Não se trata de ficção, nem de uma viajem literária ao mundo de George Orwell, é uma realidade preocupante. O governo Social-democrata de Tony Blayr parece feliz com este facto.

OS GENEROSOS



"Os Generosos", escrito em 1984 é um bocadinho da realidade Argelina por essa época.

É um retrato humano de uma cultura que muitas vozes hoje em dia, dizem ser antagónica à nossa.

"Os Generosos" é uma gota de água num deserto de intransigencia e fundamentalismos.

TEATRO MUNICIPAL DE ALMADA

8, 9, 11, 12, 15, 16, 17, 18, 19, 22, 23, 24, 25 e 26 de Novembro.

sábado, novembro 04, 2006

sexta-feira, novembro 03, 2006

Imagens de Oaxaca

Imagens da intervenção policial em Oaxaca e da resistencia da sua população.

Crimes de Guerra













EUA e Reino Unido continuam a usar munições de urânio empobrecido apesar de terem sido avisados do perigo que tal substância representa para a saúde, revela uma investigação rea-lizada pela BBC. Segundo a cadeia de televisão britânica, alguns cientistas apontam para um aumento brutal dos casos de cancro e de malformações genéticas no Iraque, onde o urânio empobrecido foi usado em 1991 e 2003.

Em 2001, um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmava que esta substância representava um pequeno risco de contágio. Mas um cientista da ONU garantiu depois que as provas de que o urânio empobrecido, usado em algumas munições e obuses, pode provocar cancro foram ocultadas do documento.

Keith Baverstock revelou à BBC que uma investigação do Departamento da Defesa dos EUA concluiu que a inalação de partículas de urânio empobrecido constitui um risco para a saúde. A substância entra no corpo e na corrente sanguínea, podendo afectar a medula óssea, o sistema linfático e os rins. Estas informações foram bloqueadas e não constam do relatório da OMS.

http://dn.sapo.pt/2006/11/02/internacional/eua_e_reino_unido_ignoram_risco_uran.html

Noticias do Iraque

















Foi criado no Iraque o MPURI (em castelhano: Mando Político Unificado de la Resistencia Iraquí), este movimento é o resultado da união de várias organizações politicas e militares do Iraque, bem como de diversas individualidades.

Formado por 25 membros (15 no exterior e 10 no interior do Iraque) que representam o Partido Baas Árabe Socialista, a Aliança Patriótica Iraquiana, o Comando Geral das Forças Armadas (integrado por antigos militares), a corrente de “comunistas patrióticos”, a Associação de Uleumas Muçulmanos (máxima instancia religiosa Sunita no Iraque), a corrente Nacionalista e Naserista e o Exército al-ashidin, o Exército Islâmico e as Brigadas da Revolução de 1920, entre muitas outras organizações e individualidades.

Pelos vistos as coisas não parecem melhorar para Bush e companhia.

http://www.rebelion.org/noticia.php?id=40486

quarta-feira, novembro 01, 2006

A batalha de Oaxaca















"Com a bandeira nacional um cidadão coloca-se em frente dos veículos da Policia Federal Preventiva (PFP) para impedir o seu avanço.
Não é o único, não longe dali, dezenas de outros cidadãos saem para a rua para formar uma barreira humana que evite o avanço dos tanques que lançam jactos de pressão de água.
Nas ruas de Oaxaca são mulheres, jovens e velhos que enfrentam de maneira não violenta os polícias federais.
Em pequenas cartolinas escrevem: vão-se, não são bem-vindos.
São milhares de pessoas as que usam o seu corpo como única arma para resistir à agressão policial.
Converteram o medo a raiva, a humilhação em dignidade. "