quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Cruzado Osberno


“Alguns dos nossos atravessaram o Tejo para irem pescar junto de Almada, visto a praia naquele litoral ser mais favorável aos pescadores, mas, sobrevindo os mouros daquela região, mataram muitos e levaram prisioneiros cinco deles que eram bretões. Os nossos indignaram-se com isso, e, tendo sido aprovado por todos em conselho, resolveu-se que fossem duzentos guerreiros e quinhentos auxiliares a saquear Almada. Chegada a hora da partida, os colonenses e flamengos, proibiram os seus de nos acompanharem. Mas, os normandos e ingleses, e quantos eram do nosso partido, privados do apoio geral, enviaram uma força de trinta guerreiros, dirigidos por Saherio de Archelles, acompanhados de mais de cem soldados auxiliares, para execução do caso. Estes depois de matarem em luta mais de quinhentos mouros, voltaram vencedores no mesmo dia em que partiram tendo apenas morrido um nosso, e trazendo cerca de trezentos cativos e mais de oitenta cabeças decapitadas, com grande alegria nossa e tristeza dos inimigos. Logo, porém, que os mouros viram das muralhas essas cabeças espetadas nas lanças, saíram para fora a pedir-nos suplicantes que lhes entregássemos as cabeças decepadas, que com muitos prantos e gritos levaram para o sopé das muralhas.”

sábado, fevereiro 18, 2006

Cristo-Rei


Visão sobre Almada velha do alto, bem do alto do Cristo-Rei, Lisboa ao fundo e o Mar da Palha.

domingo, fevereiro 12, 2006

O objectivo

O objectivo deste Blog é o de falar sobre o concelho e principalmente a cidade de Almada; os acontecimentos do dia a dia, a sua história e estórias de que me lembre ou que me lembrem, é assim como uma espécie de jornal da vida da cidade que espero que sirva para alguma coisa.

A imagem que acompanha este texto foi tirada no jardim do rio, situado entre a Fonte da Pipa e o Ponto Final, com uma vista mágnifica sobre Lisboa e o Tejo, é um óptimo lugar para se namorar.